O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na noite desta quinta-feira (10/7), que vai acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o ‘tarifaço’ anunciado pelo chefe da Casa Branca, Donald Trump, contra produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.
“Negociadores do Mdic (Ministério do Comércio, Indústria, Comércio e Serviços) já vêm conversando com representantes dos Estados Unidos desde o início do ano. (Agora) temos que recorrer à OMC. Nesse processo, tem toda uma tramitação. Se isso não der resultado, nós vamos acionar a Lei de Reciprocidade”, afirmou Lula, em entrevista à Record.
Segundo o presidente brasileiro, Trump usou decidiu tarifar em 50% os produtos exportados pelo Brasil aos EUA sob justificativas que desrespeitam o Brasil. “Nós queremos respeito à nossa soberania. é preciso respeitar a justiça brasileira assim como eu respeito a justiça americana”, pontuou o presidente.
IOF
Na entrevista, o presidente também pontuou que o projeto de aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é ponto crucial o govenro. “Vou manter IOF. É preciso ficar claro que fazer um decreto é responsabilidade presidente da República”, declarou.
O caso do IOF é um impasse entre o Executivo e o Congresso, desde quando o governo publicou o decreto de aumento das alíquotas, em maio. Esse texto, no entanto foi derrubado pelo Legislativo em junho.
O governo, então, decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a derrubada do decreto. A ação caiu para o ministro Alexandre de Moraes, que decidiu que o governo e o Congresso terá de chegar em um acordo sobre o IOF em reunião marcada para 15 de julho.
Por Revista Plano B
Fonte Correio Braziliense
Foto: AFP