Outros posts

Resultados de contratações são apresentados a Conselho de Governança

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e as secretarias da Economia, Saúde, Educação,...

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e as secretarias da Economia, Saúde, Educação, Casa Civil e Segurança Pública do DF participaram, na segunda-feira (30), da reunião ordinária do Conselho de Governança Pública do DF (CGOV). Foram apresentadas as boas práticas em governança nas contratações da CGDF e da Secretaria de Segurança Pública.
 
O auditor de Controle Interno da CGDF, Robson Lopes, apresentou o guia de gestão de riscos nas contratações, com uma linguagem simples e dicas práticas sobre como elaborar uma matriz de riscos e os benefícios dessa ferramenta.

As ações e realizações em integridade privada da Subcontroladoria de Governança e Compliance da CGDF (Sugov) também foram apresentadas e, entre as melhorias em andamento, destaca-se a adesão ao Pacto Brasil – uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que estimula empresas que atuam no país a assumir, voluntariamente, compromisso público com a integridade empresarial.

Entre as competências, destaque para fomentar e propor diretrizes gerais para promoção da governança e integridade nos órgãos e entidades do GDF; avaliar os programas das pessoas jurídicas que celebrem contratos com a administração pública; e a simplificação dos relatórios. 

Já as ações em boas práticas da Secretaria de Segurança Pública do DF, buscam promover a profissionalização e valorização dos agentes públicos e a utilização de documentos padronizados nos processos.

Além das ações, a Sugov apresentou a ideia de um projeto-piloto para aferir o índice de maturidade de Comitês Internos de Governança Pública (CIGs) – IMCig. Entre os objetivos do projeto-piloto estão levantar diagnósticos sobre o funcionamento dos CIGs, identificar dificuldades e oportunidades de melhoras e incentivar o avanço nos requisitos do modelo de governança pública.

*Com informações da CGDF

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/CGDF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp