A Região de Saúde Norte – Planaltina, Arapoanga, Fercal, Sobradinho, Sobradinho II – apresentou, nesta semana, a terceira edição do Caderno de Experiências Exitosas em Atenção Primária à Saúde (APS). O compilado reforça a atuação de servidores da Saúde como diferencial no bem-estar das comunidades do Distrito Federal, direta ou indiretamente.
“A publicação traz à tona a potência que a APS tem para dar respostas à população e também inspira outros profissionais que, pela correria, não param para registrar quantas coisas boas fazem no trabalho”, resumiu a superintendente da Região de Saúde Norte, Debora Cristina da Silva.
O caderno reúne 15 práticas inovadoras que evidenciam soluções construídas no cotidiano dos serviços, contribuindo para a melhoria dos indicadores, do acesso e da qualidade do cuidado. “A cada relato que recebemos, reforçamos a certeza de que a APS é um pilar fundamental no sistema de saúde, com um impacto profundo na vida dos pacientes e na comunidade como um todo”, reforçou Thaisa Massa Oliveira, gerente de Apoio aos Serviços de Qualidade e Acessibilidade à Saúde da Secretaria de Saúde (SES-DF).
Inovação
Durante o lançamento, no auditório Cora Coralina, da Universidade de Brasília (UnB) Campus Planaltina, diversas experiências passaram pelo telão. Uma delas foi apresentada pela chefe da Farmácia Viva de Planaltina, Isabele de Aguiar Bezerra.
Na unidade, destacam-se as ações na cadeia produtiva do xarope de guaco (Mikania laevigata) na Farmácia Viva da Unidade Básica de Práticas Integrativas e Promoção da Saúde (UBS PIS) de Planaltina. “Os participantes levam mudas para uso em preparações caseiras, como o chá”, relatou Isabele. “A comunidade vai à UBS e pode retirar tanto a planta fresca ou as mudas, e recebe orientação de uso correto, o cuidado nas preparações, se há interação com medicamentos. Há uma grande participação”.
Já a supervisora de Serviços de APS da Gerência de Serviços da Atenção Primária (Gsap) 2 de Sobradinho, Luciana Bender, falou sobre o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) de assistência médica especializada na UBS 2 da região, por meio do serviço de telemedicina. Mais de 300 pacientes foram atendidos na modalidade.
“Desde 2023, os resultados têm sido muito positivos, contribuindo para a redução da espera em diversas especialidades, especialmente em psiquiatria”, detalhou a gestora. “Na consulta realizada por telemedicina, o paciente que ainda aguarda agendamento pela regulação é direcionado ao atendimento remoto. Durante essa consulta, participam o médico da família, o paciente e o especialista, que está do outro lado da tela.”
Foram ainda citadas ações de musicoterapia na sala de espera, rastreamento do câncer de colo do útero, busca ativa de pacientes e combate à dengue com estudantes da educação infantil no Programa Saúde na Escola, entre outras.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF