Outros posts

Servidores do Samu se capacitam em preservação de cenas de crime

Cerca de 80 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram...

Cerca de 80 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram do Curso de Preservação de Cena de Crime. A capacitação – realizada na terça-feira (27), no auditório da Fundação Hemocentro de Brasília, em parceria com a Polícia Civil –reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e gestores da rede.

O objetivo é preparar as equipes para atuar de forma técnica em situações com indícios de violência. “A atuação do Samu em cenas de crime é pautada tanto pela necessidade de prestar um atendimento adequado à vítima quanto pela responsabilidade de preservar o local para investigações futuras”, explica a chefe do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu-DF, Carolina Cunha.

Com carga horária de 10 horas, o curso abordou temas como local de crime, exame pericial, conceitos básicos de legislação, cadeia de custódia de vestígios e procedimentos de isolamento.

Atuação do Samu

Na prática, ao chegarem ao local da ocorrência, as equipes do Samu-DF já são treinadas para identificar sinais que possam indicar a prática de um crime – como lesões por arma branca ou de fogo, agressões físicas, quedas suspeitas ou tentativa de autoextermínio.

Quando há suspeita de violência, é solicitado o apoio policial e a Central de Regulação de Urgências é imediatamente acionada.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/SES-DF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp