A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em parceria com o Instituto Desponta Brasil, encerrou, na quarta-feira (28), a etapa de entrega de óculos de grau do projeto Em um Piscar de Olhos aos estudantes da coordenação regional de ensino (CRE) de Sobradinho.
“Estamos encerrando as entregas com esta última regional. É uma alegria ver o sorriso das crianças ao colocarem os óculos. O projeto será ampliado ainda este ano, em parceria com a Secretaria de Saúde (SES), para alcançar ainda mais alunos”, afirmou a subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da Secretaria de Educação, Fernanda Mateus.
A iniciativa, realizada entre fevereiro e março de 2025, contemplou estudantes das regionais de ensino de Gama, Ceilândia e Sobradinho. A partir das 15.698 triagens realizadas nas escolas públicas dessas localidades, 1.687 alunos foram encaminhados para consulta com oftalmologista. Após o diagnóstico, 1.328 estudantes receberam os óculos gratuitamente.
O deputado distrital João Cardoso, autor da emenda parlamentar que viabilizou o projeto, esteve presente na cerimônia de entrega dos óculos e ressaltou a importância do apoio do governo e o engajamento das famílias em levarem os estudantes triados às consultas.
“Agradeço ao governador e às equipes parceiras que tornaram este projeto possível. E também aos pais, que confiaram no nosso trabalho e levaram seus filhos às consultas”, disse Cardoso. “Cada óculos entregues representa mais qualidade de vida e melhoria na aprendizagem escolar”, concluiu.
Joyce Cristina dos Santos, mãe de Evelyn Cristina, de 4 anos, estudante do CAIC Júlia Kubitschek, percebeu que a filha apresentava desconforto visual, mas teve dificuldades para conseguir uma consulta. “Ela sentia coceira nos olhos, tinha alergias, mas eu não tinha condições de pagar por um exame. Quando ela recebeu o encaminhamento para a consulta, fiquei maravilhada”, relembra Joyce.
Pedro Soares, coordenador do projeto Em um Piscar de Olhos, destacou o sucesso da iniciativa. “Esse foi o maior projeto que realizamos em parceria com a Secretaria de Educação, e, para nós, é muito significativo. A iniciativa foi criada aqui no Distrito Federal, então cada atendimento é especial”, afirmou.
Uma nova edição do projeto está prevista para o segundo semestre de 2025, com ampliação para as 14 regionais de ensino do DF. A expectativa é atender cerca de 56 mil estudantes da rede pública.
Balanço da entrega de óculos — 1º semestre de 2025
⇒ Números da ação
15.698 triagens oftalmológicas realizadas
1.687 estudantes encaminhados a consultas especializadas
1.328 óculos entregues
3 regionais atendidas: Gama, Ceilândia e Sobradinho
⇒ Triagens oftalmológicas realizadas
Gama: 5.275 estudantes
Ceilândia: 5.908 estudantes
Sobradinho: 4.515 estudantes
Total: 15.698 estudantes atendidos
⇒ Consultas com oftalmologista
Gama: 546 alunos
Ceilândia: 715 alunos
Sobradinho: 426 alunos
Total: 1.687 alunos atendidos
⇒ Óculos entregues
Gama: 430
Ceilândia: 622
Sobradinho: 276
Total: 1.328 estudantes beneficiados
*Com informações da Secretaria de Educação
Por Revista Plano B
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Instituto Desponta Brasil