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Servidores da Educação participam de aulão sobre linguagem simples

Servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) participaram, na manhã desta...

Servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) participaram, na manhã desta terça-feira (27), do aulão “Linguagem Simples na Comunicação Institucional”, promovido pela Escola de Governo (Egov). A formação, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação da SEEDF em parceria com a Egov, ocorreu no auditório Neusa França, na sede da SEEDF, e teve como objetivo reforçar a importância da linguagem clara, objetiva e acessível na prestação de serviços públicos.

A aula foi ministrada por Grice de Araújo, instrutora da Egov, mestre em Administração Pública e atual chefe da Assessoria Especial da Diretoria de Administração do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas). “A linguagem simples é uma forma de garantir ao cidadão o direito de entender a informação pública”, afirmou Grice.

Para ela, é papel do servidor facilitar o acesso aos conteúdos institucionais, tanto na escrita quanto na leitura, tornando as mensagens mais claras e acessíveis. “Quando a gente fala em política pública, o foco é o cidadão. Se ele entende como matricular o filho na escola, por exemplo, ele acessa melhor aquele direito, e o órgão atinge melhores resultados”.

A linguagem simples é uma forma de comunicação que busca tornar a informação mais clara, objetiva e acessível para todos os públicos, independentemente do nível de escolaridade ou familiaridade com o assunto tratado. Essa abordagem valoriza a escolha de palavras comuns, frases curtas, organização lógica das ideias e eliminação de jargões ou termos técnicos desnecessários.

Ana Carolina Rocha, assessora especial da Assessoria de Comunicação da SEEDF e idealizadora da ação, acredita que o aprendizado adquirido é importante para além do ambiente de trabalho. “A linguagem simples facilita a comunicação com estudantes, pais, mas também no nosso dia a dia, com a família e os amigos. É um benefício que vai muito além do ambiente de trabalho. Quando nos comunicamos com clareza, todos ganham”, indicou.

Conhecimento prático e acessível

Durante a formação, os participantes foram apresentados aos conceitos fundamentais da linguagem simples, sua relevância para o setor público e estratégias para a sua aplicação no cotidiano profissional. A programação também incluiu dinâmicas práticas com exemplos das melhorias feitas em textos que usam a linguagem.

Para a gestora em Tecnologias da Informação da SEEDF, Grazielle Seabra, o uso da linguagem simples é especialmente importante em áreas técnicas, onde há muitos termos específicos e siglas.

“É fundamental, principalmente para a nossa área de tecnologia, transmitir a informação de forma compreensível para todos. Temos muitos jargões e siglas que nem sempre são claros, mas é essencial que a mensagem seja simples, direta e entendida já na primeira leitura”, declarou.

Guia de linguagem simples

No setor público, a adoção da linguagem simples é essencial para aproximar o Estado do cidadão. Documentos, formulários, comunicados e páginas na internet que utilizam uma linguagem acessível contribuem para a transparência, fortalecem a confiança na administração pública e facilitam o acesso a serviços e direitos.

Para incentivar o uso da linguagem simples, a SEEDF lançou o Guia de Uso da Linguagem Simples, em abril de 2024. O documento, divulgado para todas as áreas da Pasta, visa a facilitar a troca de informações entre os diversos públicos-alvo da instituição.

Além de ser uma ferramenta de cidadania, a linguagem simples é também uma diretriz de gestão eficiente. Ao reduzir dúvidas, retrabalho e erros de interpretação, ela contribui para processos administrativos mais ágeis e eficazes.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Por Revista Plano B

Fonte Agência Brasília

Foto: Jotta Casttro/SEEDF

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