Outros posts

GDF Mais Perto do Cidadão: Fercal recebeu ações de acolhimento que foram de gestantes a mulheres vítimas de violência

Jullyana Pereira da Silva, de 40 anos, está grávida pela quinta vez. Além...

Jullyana Pereira da Silva, de 40 anos, está grávida pela quinta vez. Além de gerar uma nova vida, ela carrega uma história marcada por violência e superação. Foi uma das primeiras a chegar ao espaço do programa Direito Delas, na sexta-feira (23), durante a 52ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do  Distrito Federal (Sejus-DF), realizada na Fercal nesta sexta e sábado (24).

“Estou grávida e fui agredida pelo meu ex-companheiro. Aqui recebi orientações sobre meus direitos”, disse. O evento contou com a presença da vice-governadora do DF, Celina Leão, que acompanhou de perto as ações de apoio à população.

A participação de Jullyana no Direito Delas — voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência, além de crianças e idosos — representou um passo importante em sua trajetória de superação. Logo após, ela encontrou acolhimento no projeto Nasce Uma Estrela, também realizado pela Sejus, destinado a gestantes e mães de recém-nascidos. “Participei da palestra dos bombeiros sobre o que fazer quando o bebê se engasga. Aprendi técnicas importantes que podem salvar vidas”, afirmou.

Outra história foi a das irmãs Aline Vitória e Letícia Vieira dos Santos, de 24 e 22 anos. Mãe de uma bebê de apenas um mês, Aline participou do curso Nasce Uma Estrela ao lado da irmã, grávida de sete meses. “Aprendemos sobre primeiros socorros e ouvimos uma palestra de uma doula, que explicou nossos direitos. Se eu tivesse tido esse apoio antes, minha experiência no parto teria sido diferente”, contou Aline, com a pequena Hellouisy nos braços.

Acolhimento e transformação

Esses são apenas alguns dos relatos que demonstram como o GDF Mais Perto do Cidadão vai além da oferta de serviços públicos. Ele simboliza acolhimento, informação e transformação social. 

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, destaca o compromisso do evento. “Cada edição do GDF Mais Perto do Cidadão é uma oportunidade de mudar vidas. Nosso papel é levar dignidade e acesso a serviços essenciais para todos”, afirma.

Casamento Comunitário

O evento também realizou inscrições para a segunda edição do Casamento Comunitário 2025, marcada para o dia 29 de junho. Servidores da Sejus realizaram um mutirão de atendimento em um espaço exclusivo, mais amplo e com mais conforto, para receber os interessados.  Entre eles, se inscreveram na manhã de sábado Iraci Pereira Magalhães, de 79 anos, e Domeval Monteiro dos Santos, de 65. “Estamos juntos há 15 anos e sempre adiamos esse sonho por falta de dinheiro. Agora, finalmente, vamos realizá-lo”, contou Domeval, emocionado.

Cidadania, cultura e serviços

Durante os dois dias, a população teve acesso a uma ampla oferta de atendimentos, como os prestados pelo Na Hora, Polícia Civil e de outros diversos órgãos do GDF. Também foram oferecidos serviços de vacinação de pets, espaço infantil, atendimento de beleza e o tradicional brechó solidário.

A comunidade da Fercal também pôde usufruir dos projetos Um Novo Olhar para a Melhor Idade — com atendimento oftalmológico gratuito e doação de óculos para idosos — e Protagonista da Casa, que capacita mulheres em organização e limpeza doméstica, oferecendo certificação e promovendo a geração de renda.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Sejus-DF / Reprodução Agência Brasília

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp