As vendas de Páscoa deste ano devem superar 2024. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, a projeção média de crescimento para 2025 é de 12,5%. Entre os lojistas entrevistados, 61,9% preveem um desempenho supeior das vendas em relação ao ano passado.
“O otimismo pode estar ligado ao cenário econômico do DF, que se mostra mais favorável, com maior nível de emprego e renda do que no ano passado”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Os preços também devem aumentar. De acorso com 73,8% dos empresários entrevistados, os valores devem crescer devido ao repasse de custos dos fornecedores. Outros 24,7% dos lojistas afirmam que manterão os preços, enquanto 2,6% indicam redução.
A maioria dos consumidores, 72,2%, planeja adquirir produtos na Páscoa e demonstra maior disposição para gastar na data, principalmente com o aumento do ticket médio, que subiu de R$ 158,16 para R$ 233,98 este ano.
Entre os produtos mais procurados, o ovo de Páscoa ainda é o protagonista, sendo a escolha de 46,7% dos clientes. Depois, aparecem chocolates e trufas, com 31,7%, e bolos e doces, que somam 7,7%. Outros itens, como brinquedos e cestas de café da manhã, também são opções entre os entrevistados.
De acordo com o estudo, a maioria das compras deve ocorrer em lojas de rua (35,8%). Também aparecem os supermercados (27,7%) e lojas de shopping (19,8%). As compras on-line são feitas por 6,8% dos consumidores.
Estratégias de vendas
Segundo a Fecomércio, 68% dos lojistas planejam adotar estratégias comerciais para impulsionar as vendas no período. Planejam fazer promoções 26,4%, enquanto 20,2% irão se mobilizar em propagandas físicas ou em rede sociais. Outros 17,5% vão apostar na diversidade de produtos e 11% afirmaram que farão kits de vendas.
*Com informações da Fecomércio-DF
Por Bruna Pauxis do Correio Braziliense
Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press / Reprodução Correio Braziliense